A arnica é uma planta da família do girassol com efeitos anti-inflamatória, anti-microbiana, anti-fúngica e cicatrizante. Muito popular, esta planta ajuda a aliviar dores, inchaço e a reduzir hematomas. Ela já é usada como medicamento a centenas de anos.
Estudos indicam a eficácia de seus benefícios. Pesquisas da Universidade Federal do Paraná – UFPR, comprovam que as substância inolina e quercitina é que dá o efeito analgésico e anti-inflamatório, fazendo com que as dores, o inchaço e os hematomas diminuam.
É indicada para ajudar a cicatrizar feridas, combater hemorragias em ferimentos externos, lesões musculares, rompimento de ligamento, distensão muscular, contusão, reumatismo, entre outras.
Ela também pode ser usada no clareamento de manchas roxas – edemas e hematomas -, como repelente de insetos, trata irritações da pele e furúnculo. Nos cabelos vai ajudar no tratamento da oleosidade e da queda de cabelo e na casa pode ser usado como desinfetante de ambientes.
É importante salientar que quando for usar arnica é preciso tomar muito cuidado com o sol, pois pode causar alguma irritação ou reação alérgica. O chá não é recomendado, mas caso for fazer o uso dele, procure orientação de um médico para saber a dose correta, pois uma super dosagem pode causar náuseas, vômitos, dores abdominais, tontura, tremores, aumento da pressão arterial, arritmias cardíaca.
A arnica pode ser encontrada em lojas de produtos naturais ou farmácia de manipulação em forma de pomada e gel, e também a planta. A primeira é usada para fazer massagem nas regiões lesionadas, o gel é usado também para massagear estas áreas, ele deixa uma sensação de refrescância.
Além do gel e da pomada, ainda tem a tintura que é feita à base de álcool e arnica e a compressa que é preparada fervendo as flores. A primeira é usada em picadas de insetos e contusões e a segunda em inflamações musculares.
A arnica é um dos melhores remédios para tratar machucados com hematomas e inflamações. A forma mais usada é a tintura, que era indicada por nossos avós e ainda é utilizada até hoje para quase tudo. Como diziam os mais antigos, ela é um santo remédio.
Receita de tintura à base de arnica:
Ingredientes:
● 100 g de folhas de arnica (secas ou frescas)
● 1/2 litro de água
● 1/2 litro de álcool de cereais
Modo de preparar e aplicar:
Misture os ingredientes, tampe e deixe descansando em local afastado da luz por 15 dias. Coe e coloque em um vidro escuro. Aplique nos locais doloridos a cada seis horas.
Apesar de todos os seus benefícios, todo cuidado é pouco e é sempre bom procurar orientação de um médico.
Um beijo no coração de vocês!!
Eu uso muito a arnica, depois que o ortopedista me recomendou , uso sempre. Produto natural e eficaz! Gostei da receita da tintura, vou fazer! Beijins
CurtirCurtido por 1 pessoa
A Arnica é realmente um santo remédio. Um beijo
CurtirCurtido por 1 pessoa