Olá meus queridos!!
Hoje como é o nosso dei de relaxamento nada melhor do que falarmos de música não é mesmo? Então, vamos falar sobre ela que nos faz tão bem além de nos trazer vários benefícios.
Ouvir uma boa música é muito bom e prazeroso. A música tem o poder de nos acalmar, de nos trazer alegria, bem estar, nos traz paz, etc. Tem um ditado de diz assim: ” a música amansa as feras”. O efeito que ela tem sobre nós é fantástico. Existem estudos científicos que comprovam o efeito que a música exerce sobre nós.
A música é capaz de fazer você esquecer de seus problemas, nem que seja por alguns minutos. Ela faz a gente viajar no tempo e nos traz lembranças já esquecidas e que às vezes damos até risada com elas. Uma simples melodia pode nos despertar emoções e trazer sorrisos de volta.
A música, pode nos trazer grandes benefícios. Através dela, resolvemos algumas de nossas necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas. Os terapeutas conseguem grandes resultados utilizando a música como instrumento de trabalho. Ela é usada para ajudar a melhorar a nossa qualidade de vida.
Ela é capaz de juntar pessoas, seja como amigos ou como casais. Para a música não existe fronteira e nem bandeira. É uma coisa ampla e que agrada a qualquer ouvido pois, os ritmos musicais são bem variados.
Com a música podemos viajar no tempo. Ela é capaz de nos levar tanto a um passado distante quanto a um outro passado nem tão distante, como ontem por exemplo. São lembranças muitas vezes muito boas.
Em nossos momentos de relaxamento a primeira coisa que pensamos é em colocar uma música bem calma, quando vamos para a academia ou ao shopping, lá está ela de novo. São vários os ritmos que escutamos, seja em casa ou na rua.
Existe uma técnica terapêutica que se chama musicoterapia que é reconhecida em vários países. Através da música podem ser tratadas várias doenças como: autismo, pessoas com dificuldade motoras e com deficiência mental, paciente com paralisia cerebral, pessoas com dificuldades emocionais, paciente com algum distúrbio psiquiátrico, gestante e idoso.
As escolas utilizam a musicoterapia em casos de crianças e adolescentes com necessidades educativas especiais. Ela traz muito benefício para quem sofre com perturbações emocionais e de comportamento. Porém, esta intervenção precisa de reabilitação psicossocial do paciente.
A música é usada como fins terapêuticos desde o início da história humana. Existem papiros contendo descrição desta técnica terapêutica. Também existem relatos nas obras dos filósofos gregos pré-socráticos. A música como terapia também no século IX durante a Idade de Ouro Islâmica. Al-Farabi um cientista, psiquiatra e musicólogo faz referência em seu tratado “Significados do Intelecto” ao efeito terapêutico da música.(Fonte: Wikipédia)
Existem pesquisas que comprovam a eficácia desta técnica desde o final da Segunda Guerra Mundial (1939-1954) realizadas nos Estados Unidos, onde, no ano de 1944 foi criado o primeiro curso de musicoterapia. Nos anos 50 e 60 apareceram outros modelos considerados pioneiros da musicoterapia. Esta é uma técnica utilizada até os dias de hoje.
Como pôde-se perceber, a música é muito boa para várias coisas desde o nosso bem estar social até para o tratamento de alguns distúrbios. Então vamos ouvir mais músicas. Mas vale salientar que em caso de tratamentos através da música, é necessário a presença de um especialista.
Um beijo no coração de vocês!!
Oi Angelica
Adorei seu blog
Gostei muito do seu post.
O poder da música é enorme mesmo.
Bjs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada Cláudia. Fico feliz que tenha gostado. Beijos
CurtirCurtir
Amo musica, faz tão bem para alma *-*
Gostaria de te convidar tbm para conhecer meu blog 🙂
https://allinclusivedblog.wordpress.com/
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eu tb adoro música. Bjs
CurtirCurtido por 1 pessoa