Olá meus queridos!!
Hoje vamos falar de uma erva muito utilizada por pizzaiolos que é o orégano. Aliás é uma delicia e pode ser usado no preparo de vários pratos, não só em pizzas. É uma erva aromática muito usada também na cozinha mediterrânea. Antigamente ele era usado na fabricação de alguns medicamentos.
O orégano pode ser utilizado nas versões fresca e seca. Ele dá sabor e roma aos alimentos. O orégano é considerado um condimento e apesar de ter as opções fresca e seca, a versão mais utilizada ainda é a seca.
Existem vária espécies de óregano e são nativas do Mediterrâneo e usadas em temperos. Porém, não é só como tempero . O orégano também é utilizado na composição dos óleos essenciais, que é indicado no tratamento de doenças causadas por fungos. Ele é antioxidante (previne o envelhecimento da pele), possui propriedade antimicrobiana e ajuda a preservar os alimentos.
A culinária italiana usa muito orégano em seus pratos e seu sabor inconfundível acaba se tornado insubstituível. Ele pode ser usado na preparação de molhos, em vegetais refogados, na preparação de carnes, etc. Assim como o manjericão (que também é muito usado pelos italianos).

Além da culinária, o orégano trás muitos benefícios para a nossa saúde. Por ser uma erva muito popular, poucas pessoas sabem de seus outros benefícios. Há milhares de anos, o oréganos já vem sendo usado na medicina alternativa. Seu nome científico é “Origamum vulgare”.
Dentre os seus benefícios podemos citar:
- Ajuda a prevenir a gripe – fortalece o sistema imunológico;
- Ajuda a desintoxicar o corpo – fonte de manganês, cálcio, ferro, vitamina K, fibras e outros nutrientes;
- ajuda a fortalecer os ossos – previne a osteoporose;
- é bom para o coração – rico em potássio que ajuda a controlar a pressão arterial e os batimentos cardíacos;
- ajuda a diminuir a cólica menstrual – além disso, ainda contribui para a regulamentação do ciclo menstrual e a prevenir a menopausa precoce;
- ajuda na digestão, entre outros.
Especialistas atestam os benefícios do orégano para o nosso organismo. Ele é estimulante e ajuda em casos de perda de apetite, gases, é expectorante – ajuda em casos de bronquite e asma -, possui propriedades antissépticas e anti-inflamatórias.
É recomendável que o orégano seja consumido ao longo da vida e com frequência, associado a vegetais. Ele também pode servir como um coadjuvante no tratamento de doenças como a disbiose intestinal ( um desequilíbrio da flora intestinal) e a candidíase.
Pode-se ainda fazer uso do chá de orégano – os mais antigos usavam muito. O chá ajuda a tratar problemas como: tosse, dor de cabeça de origem nervosa, irritação, alivia enjoo causado quando se está no mar, insônia, estresse, cansaço, febre e dores reumáticas. Se usado externamente, ajuda a combater a celulite e tem ação diurética que ajuda na diminuição da retenção de líquidos.
Como pode-se ver os benefícios desta erva são inúmeras. Mas não passando os sintomas procure um médico.
Um beijo no coração de vocês!!
Uso o óleo essencial de orégano e ele é super poder medicinal.😍
CurtirCurtir
Realmente os óleos essenciais são muito bons. Beijos
CurtirCurtido por 1 pessoa