Orégano e seus benefícios.

oregano-321037_1280.jpg

Olá meus queridos!!

Hoje vamos falar de uma erva muito utilizada por pizzaiolos que é o orégano. Aliás é uma delicia e pode ser usado no preparo de vários pratos, não só em pizzas. É uma erva aromática muito usada também na cozinha mediterrânea. Antigamente ele era usado na fabricação de alguns medicamentos.

O orégano pode ser utilizado nas versões fresca e seca. Ele dá sabor e roma aos alimentos. O orégano é considerado um condimento e apesar de ter as opções fresca e seca, a versão mais utilizada ainda é a seca.

Existem vária espécies de óregano e são nativas do Mediterrâneo e usadas em temperos. Porém, não é só como tempero . O orégano também é utilizado na composição dos óleos essenciais, que é indicado no tratamento de doenças causadas por fungos. Ele é antioxidante (previne o envelhecimento da pele), possui propriedade antimicrobiana e ajuda a preservar os alimentos.

oregano-790702_1280.jpg

A culinária italiana usa muito orégano em seus pratos e seu sabor inconfundível acaba se tornado insubstituível. Ele pode ser usado na preparação de molhos, em vegetais refogados, na preparação de carnes, etc. Assim como o manjericão (que também é muito usado pelos italianos).

Aqui no Brasil, devido a influência dos imigrantes italianos, o orégano também é muito usado, principalmente na culinária. Outros países como Portugal, Espanha, França, México e Grécia também usam orégano na preparação de seus pratos,só que em menos quantidade do que na Itália.
tomatoes-1110598_1280.jpg

Além da culinária, o orégano trás muitos benefícios para a nossa saúde. Por ser uma erva muito popular, poucas pessoas sabem de seus outros benefícios. Há milhares de anos, o oréganos já vem sendo usado na medicina alternativa. Seu nome científico é “Origamum vulgare”.

Dentre os seus benefícios podemos citar:

  • Ajuda a prevenir a gripe – fortalece o sistema imunológico;
  • Ajuda a desintoxicar o corpo – fonte de manganês, cálcio, ferro, vitamina K, fibras e outros nutrientes;
  • ajuda a fortalecer os ossos – previne a osteoporose;
  • é bom para o coração – rico em potássio que ajuda a controlar a pressão arterial e os batimentos cardíacos;
  • ajuda a diminuir a cólica menstrual – além disso, ainda contribui para a regulamentação do ciclo menstrual e a prevenir a menopausa precoce;
  • ajuda na digestão, entre outros.

Especialistas atestam os benefícios do orégano para o nosso organismo. Ele é estimulante e ajuda em casos de perda de apetite, gases, é expectorante – ajuda em casos de bronquite e asma -, possui propriedades antissépticas e anti-inflamatórias.

É recomendável que o orégano seja consumido ao longo da vida e com frequência, associado a vegetais. Ele também pode servir como um coadjuvante no tratamento de doenças como a disbiose intestinal ( um desequilíbrio da flora intestinal) e a candidíase.

spice-235219_1280.jpg

Pode-se ainda fazer uso do chá de orégano – os mais antigos usavam muito. O chá ajuda a tratar problemas como: tosse, dor de cabeça de origem nervosa, irritação, alivia enjoo causado quando se está no mar, insônia, estresse, cansaço, febre e dores reumáticas. Se usado externamente, ajuda a combater a celulite e tem ação diurética que ajuda na diminuição da retenção de líquidos.

Como pode-se ver os benefícios desta erva são inúmeras. Mas não passando os sintomas procure um médico.

Um beijo no coração de vocês!!

 

 

 

 

Publicado por Angelica Lavorato

Me chamo Angélica. Nasci na cidade de Astolfo Dutra - MG e moro atualmente em Juiz de Fora - MG. Sou Historiadora por formação e ainda Psicanalista e Terapeuta Holística por profissão e vocação. Amo o que faço. A Psicanálise foi onde eu me encontrei.

2 comentários em “Orégano e seus benefícios.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: