A aveia e seus benefícios

field-8948_1280.jpg
Olá meus queridos!!
 Hoje vamos falar da aveia que é um alimento que  possui vários benefícios para a nossa saúde. Muitos médicos indicam seu consumo todos os dias. Rica em fibras solúveis, ela ajuda a reduz os níveis do colesterol ruim.
Além das fibras, a aveia é um cereal muito nutritivo e possui cálcio, ferro, proteínas, vitaminas (B e E), carboidratos. Sua combinação de proteínas e carboidratos, ajuda a manter a saciedade facilitando o emagrecimento.
Este cereal ajuda a prevenir várias doenças e a saúde de vários órgãos.  Também ajuda no bom funcionamento do organismo. Estudos indicam que o betaglucano presente na aveia tem a capacidade de controlar infecções bacterianas. Ela aumenta a imunidade, o que facilita a ter uma boa saúde.
oats-701300_1280.jpg
Existem três tipos de aveia vendidas no mercado. A em flocos, a farinha de aveia e o farelo de aveia. Mas qual a diferença entre eles?
  • Flocos de aveia: são obtidos através da do grão integral, com todos os seus benefícios e sem adição de outros produtos, pode ser encontrado nas versões fina ou regular;
  • Farelo de aveia: é onde possui a maior concentração de fibra por ser extraído da parte externa do grão;
  • Farinha de aveia: obtida da parte interna do grão, por isso possui uma menor quantidade de fibra.

A aveia pode ser usada em vária receitas tanto doces quanto salgadas como bolo, panqueca, pães, vitaminas, etc. Isso vai trazer muitos benefícios para saúde por causa de seus nutrientes.

berries-1846085_1280.jpg

Uma boa alternativa para quem tem intolerância a lactose e para quem é vegano – onde não é permitido o consumo de alimentos e bebidas de origem animal – é consumir o leite de aveia. Ele é uma importante fonte de nutrientes que são necessários para o funcionamento do nosso organismo.

Ela pode auxiliar no bom funcionamento intestinal, na diminuição de absorção de gordura e açúcar, a combater a depressão – por possuir magnésio e vitamina B.  É aconselhado consumir 75% gramas de aveia por dia para que o organismo absorva melhor e tire o máximo de proveito desse alimento.

Apesar de ser um alimento muitíssimo recomendado até pelos médicos, nunca deixe de procurar um especialista em caso de algum sintoma que esteja prejudicando a sua saúde. Porque só ele vai poder dar um diagnóstico mais preciso.

Um beijo no coração de vocês!

 

Publicado por Angelica Lavorato

Me chamo Angélica. Nasci na cidade de Astolfo Dutra - MG e moro atualmente em Juiz de Fora - MG. Sou Historiadora por formação e ainda Psicanalista e Terapeuta Holística por profissão e vocação. Amo o que faço. A Psicanálise foi onde eu me encontrei.

3 comentários em “A aveia e seus benefícios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: