As mil e uma utilidades do Bambu

bamboo-trees-1867840_1280.jpg

Olá meus queridos!!

Hoje vamos falar do bambu, uma planta forte, resistente e durável. O bambu é uma planta que nos trás muita sombra e umidade. Vocês já estivem embaixo de um bambuzal? Se sim, como é agradável e relaxante não é mesmo?

Ele pertence a família das gramíneas e na subfamília Bambusoideae. Acredita-se que existam cerca de 1250 espécies no mundo. O bambu é nativo em quase todos os continentes, menos na Europa. Suas espécies e variedades crescem muito e a cada ano são acrescentadas várias. Esta planta habita países com zonas tropicais e temperadas.

bamboo-forest-1245966_1280.jpg

Muito se fala em construção ecológica e o bambu é muito usado nestes tipos de construções assim como as garrafas pet e as de vidro, a taipa, a madeira, entre tantos outros materiais. Além de casas, também podem construir móveis, papeis, para massagem, na alimentação, despoluição de águas, etc.

Podemos encontrá-lo nas variações verde e amarela. O bambu é considerado um material nobre (principalmente para a construção ecológica). Os asiáticos já utilizam bambu há muitos séculos para construir suas casas. É de baixo custo, com recurso fácil e rapidamente removível e ainda é muito pouco poluente.

bamboo-1673739_1280.jpg

O seu crescimento é muito rápido. Tem bambu que cresce até 1 metro por dia e em 3 anos ele já estará maduro e forte. O comum é que ele cresça 25 metros de altura. Uma curiosidade é que o bambu geme durante à noite enquanto vai crescendo. É importante ressaltar ainda que ele não precisa de replantar, pois brota sozinho (segundo os entendidos, isso acontece durante 100 anos) o que o torna um material bem barato.

O bambu ainda pode ser usado como carvão que pode ser usado para despoluir rios e no tratamento de esgotos, o papel possui fibras longas e resistentes. O Brasil é o único país do continente americano que possui uma fábrica de papel feito de bambu (fica no Maranhão)

bamboo-1586310_1280.png

Além dos benefícios que o bambu pode nos proporcionar, ainda ele nos serve de alimento. O broto do bambu é comestível e possui uma grande concentração de substâncias oxidantes e quase 20% de proteína. Além de ser gostoso.

 

As três grandes qualidades do bambu são: leveza, maleabilidade e flexibilidade o que o torna perfeito para a construção. Segundo a Filosofia, estas três qualidades é que tornam nossa vida mais fácil. Pensem nisso.

Um beijo no coração de vocês!!

 

 

 

 

 

 

Publicado por Angelica Lavorato

Me chamo Angélica. Nasci na cidade de Astolfo Dutra - MG e moro atualmente em Juiz de Fora - MG. Sou Historiadora por formação e ainda Psicanalista e Terapeuta Holística por profissão e vocação. Amo o que faço. A Psicanálise foi onde eu me encontrei.

6 comentários em “As mil e uma utilidades do Bambu

Deixe um comentário