A importância de se ter uma autoestima elevada

Olá meus queridos!

Como anda a sua autoestima? Espero que esteja muito boa. Ela está ligada diretamente ao real valor que você dá a si mesmo.

O que você está fazendo de bom para você? Como você tem enxergado a vida? Ou só está deixando ela passar? A percepção que temos de nós mesmo envolve diferentes fatores. São crenças, emoções e comportamentos que podem ser positivos ou negativos. Cabe a você mudar o rumo.

Não tem nada de difícil ter uma percepção positiva sobre si mesmo, basta mudar hábitos e atitudes que vão te ajudar a elevar a sua autoestima. Muitas vezes vivemos no nosso mundinho e esquecemos de nós mesmo ou em outras, deixamos ser influenciados por opiniões que não nos agregam em nada. A única pessoa que tem si gostar é você mesmo.

Se ame antes de tudo. Se ache a primeira bolacha do pacote. Sim se goste como você é, assim os outros vão passar a te respeitar também. Não é porque uma pessoa te fala algo que te magoou que você tem que deixar se abater. Muitas vezes somos atacados pelo descontentamento do outro.

Nossos hábitos contribuem muito para elevar a autoestima. Uma sensação de insegurança, de incapacidade e até mesmo a necessidade excessiva de querer agradar todo mundo são sinais de a sua autoestima está fragilizada. Você tem que querer agradar a si mesmo.

Quando sentimos que vamos alcançar os nossos objetivos pessoais, nos sentimos mais confiantes. É essa confiança que elevamos a nossa autoestima.

Existem alguns hábitos e atitudes que tomamos que podem contribuir para melhorá-la. São leituras que podem ser feitas e nos ajuda a adquirir um maior conhecimento e também pode ser uma forma de inspiração.

Pode ser um livro ou até mesmo mensagens que vão te ajudar na sua transformação. Ler afirmações positivas ou frases que vão te dar autoconfiança é uma forma de ajudar a ter pensamentos mais positivos e ter um dia mais feliz.

Outra maneira que também pode te ajudar e muito é evitar comparações. Não se compare a ninguém. Mesmo porque nossas trajetórias e experiência são só nossas. Cada um tem uma vida diferente da outra. Cada um tem o seu processo de autodesenvolvimento e de autoconhecimento.

Cada um sabe de si. Das suas dores e alegrias. Procure sempre por aquilo que te faz bem, que te traga paz e tranquilidade. Aproveite todas as alegrias e aprendizados que a sua jornada lhe ensina.

Tenha compaixão por você. Se olhe com mais amor, até mesmo com os seus erros. Cada um de nós tem um caminho a ser seguido, siga o seu. Nem sempre as coisas deste caminho são flores, mas passe por todos os obstáculos com vontade de chegar até o fim da estrada.

Assim como você o outro também tem suas dores, respeite-as assim como respeita a sua própria dor. Procure compreender os seus sentimentos, as suas emoções e faça sempre o exercício do perdão.

Viva o presente, o aqui e agora. Faça uma construção diária e mantenha hábitos que vão lhe trazer inúmeros benefícios, além de elevar a sua autoestima. Quando nos preocupamos muito com o nosso futuro ou ficamos remoendo o passado, ficamos com crise de ansiedade e não é isso que deva acontecer. O que pode ajudar muito nesta sua jornada é o exercício da meditação.

Saiba agradecer. Seja grato pela vida, pelas oportunidades, pelas pessoas que estão ao seu lado e aquelas que só passaram pela sua vida também. Simplesmente agradeça por tudo. Isso vai te deixar mais leve, vais te ajudar a se ver como você merece e como merecedora da dádiva da vida.

Elevar a autoestima é fazer o bem para você mesmo. Se dê este presente.

Um beijo no coração de vocês!

Publicado por Angelica Lavorato

Me chamo Angélica. Nasci na cidade de Astolfo Dutra - MG e moro atualmente em Juiz de Fora - MG. Sou Historiadora por formação e ainda Psicanalista e Terapeuta Holística por profissão e vocação. Amo o que faço. A Psicanálise foi onde eu me encontrei.

2 comentários em “A importância de se ter uma autoestima elevada

Deixe um comentário