Olá meus queridos!!
Será que você está se autossabotando? Será que você é o seu próprio inimigo? Se autossabotar é a coisa mais fácil que tem. Nós estamos sempre colocando travas, limites e complicando a nossa vida, as nossas metas ou objetivos. É importante olhar para trás e ver onde errou. São situações onde você fracassou em relação a sua meta e muitas vezes você foi o principal causador disso tudo.
A autossabotagem é um inimigo real que está dentro de nós mesmo. Nos boicotamos e criamos travas (freios) em nosso inconsciente tipo: eu não vou conseguir. Nós temos que saber enfrentar os nossos medos e os momentos difíceis que por ventura deveremos passar.
As autossabotagens mais frequentes são: negar as suas próprias necessidades, procrastinar, não ser constante e criar desculpas para tomar decisões. Esta são só algumas, pois existem várias outras. Viver achando que vai fracassar só nos leva ao fracasso.
O pensamento negativo é o nosso pior inimigo. É ele que nos faz sabotarmos a nós mesmo. Negar a si mesmo, as sua necessidades, os seus desejos é se autossabotar. Frases como: ” não me importa”, “não quero isso”, “não me interessa”, etc. A negação é um forma de autossabotagem.
É muito importante saber quando realmente não queremos e quando não queremos por puro medo e de achar que não está à altura daquilo ou daquela pessoa. Esta diferença é para criarmos um escudo protetor pessoal contra a autossabotagem. Confie mais em você e em seu potencial.
O medo de fracassar pode nos levar a procrastinação. Deixar pra depois o que se pode fazer agora não vai resolver em nada. Procrastinar é tóxico, temos um falsa percepção de que iremos fazer aquilo e no final nunca arrumamos tempo para fazer. Na verdade o que estamos fazendo é protelando uma determinada tarefa. Esta é uma forma a qual achamos que estamos nos protegendo, ele é um mecanismo de defesa e nos impede de saber se somos realmente capazes de fazer aquela tarefa que deixamos para trás.
Nós temos a mania de abandonar tudo diante da primeira dificuldade que encontramos. Esta falta de constância serve como uma máscara da autossabotagem. O ideal é ser perseverante com o que queremos. Começar um projeto e deixá-lo pelo meio do caminho vai ser um fracasso garantido. Este é um hábito que só nos limita a nós mesmos.
Esta função da autossabotagem é muito clara. Se boicotar e achar que nunca chegará ao sucesso, você não vai chegar mesmo e se chegar é bem provável que não saiba administrar o seu sucesso. O pensamento de fracasso é um pensamento negativo e dessa forma, só pode atrair coisas negativas. Se “proteger” do sucesso não é a melhor escolha. Se jogue de cabeça e brilhe.
Não fique criando desculpas para tudo. Tome suas decisões com firmeza para não se autossabotar. Nunca evite de tomar alguma decisão. Mesmo as mais doloridas são importante de serem tomadas. Não tomar uma decisão, nos impede de tomarmos as rédeas da nossa vida. Diga em alto e bom tom qual é a sua decisão (àquela a qual você tenha tomado sozinho).
As causas para a autossabotagem são: personalidade evasiva, baixa autoestima, seio familiar superprotetor. Pessoas com este tipo de características se sentem que não são capaz de superar os seus desafios e se limita em realizar os seus objetivos. E automaticamente se autossabota.
Excelente abordagem do assunto. Gostei muito do texto, bastante esclarecedor.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada. Fico feliz que tenha gostado. Um abraço
CurtirCurtir
Muito bom….amei……estou sempre me questionando sobre isso……acho super importante!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada. Fico feliz que tenha gostado. Estamos sempre deixando as coisas pra depois e isso é o nosso maior inimigo.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Realmente somos autossabotadores por natureza. Alguns chegam ao extremo do suicídio. O jeito é encarar a vida e buscar sentido para ela em Deus.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Estamos nos autossabotando todos os dias. Encarar a vida é a melhor coisa a ser feita.
CurtirCurtido por 1 pessoa