
Nós não estamos preparados para sermos rejeitados. E para quem sofre ou sofreu com a rejeição, sofre muito. Muitas vezes sofre calado e sozinho. É uma dor que só quem passa ou já passou saberia descrever. É uma dor interna que doe na alma.
Rejeição é sinônimo de desprezo, negação, abandono, renúncia, etc. É um processo onde a resistência por parte de quem rejeita é muito forte. Àquela pessoa que rejeita algo ou alguém, deixa bem claro que não o aceita ou o tolera.
Quando sofremos rejeição na infância por exemplo, muitos de nós não sabe amar. Cria-se uma máscara no sentido de se proteger deste sentimento. Uma rejeição não vem só de um homem por uma mulher e vice versa, ela também pode vir de um pai ou uma mãe por seu filho.
Existem estudos que dizem que a desvalorização de si mesmo e a timidez, estão relacionadas com um estado de rejeição. Fugir, esta é a primeira reação de quem sofre com a rejeição. Por isso que muitas crianças que sofre com este tipo de atitude criam um mundo imaginário que é só dela.
Estas feridas emocionais, podem criar pessoas que não se valorizam, que tem a autoestima baixa e ainda tenta buscar a perfeição em tudo o que faz. Esta é uma situação que pode nos levar a uma busca constante de reconhecimento por parte dos outros.
Assim como as palavras, a nossas atitudes têm tantos poderes capazes de destruir uma pessoa emocionalmente. Em casos assim, muitos de nós, prefere a solidão, para não conviver com pessoas que venham a te desprezar de novo.
Quando você não procura ajuda para se curar desta dor, a tendência, é se tornar uma pessoa rancorosa e com muito ódio no coração. Mas isso é tudo fruto deste sofrimento vivenciado por ela.
Para se chegar à cura da rejeição, é preciso ter uma atenção especial à sua autoestima. Comece a se valorizar mais e a se reconhecer mais, sem que você precise da aprovação do outro. Como parte desse processo podemos citar:
- Aceitar a ferida como parte de si mesmo é um passo fundamental para a liberação de todos os sentimentos guardado dentro da gente. Se houver negação destes sofrimentos, não haverá cura;
- Perdoar o passado, este é o segundo passo a ser dado. A gente sabe que este não é um passo muito fácil a ser dado, mas é necessário para se chegar à cura. Este perdão vai fazer bem a você mesmo e também àquele que lhe feriu, porque talvez ele sofra de alguma dor ou experiência e não tenha dado conta do sofrimento que tenha lhe causado;
- Prestar mais atenção a nós mesmo e nos dar mais amor. Comece se dando amor e dando prioridade a você mesmo. Afinal você merece e esta é uma necessidade emocional fundamental para continuar a nossa caminhada.
Embora não podermos apagar tanto sofrimento que vivemos no passado, sempre haverá alguma coisa capaz de aliviar as nossas feridas e ajudar a cicatrizá-las. Fazer com que esta dor desapareça, ou pelo menos seja aliviada, é o grande passo que damos para o nosso bem-estar e de nossa alma.
Um beijo no coração de vocês!!
COMO DÓI!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Realmente Alda, dói muito. Um beijo!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muitas vezes a rejeição vem das pessoas q menos espera, melhor levar um tapa de um estranho do que ser ferido por palavras daqueles q nós amamos. Foi muito e as vezes é difícil de acreditar.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Com certeza Deivid. É uma dor que não tem nem como descrever. Um abraço
CurtirCurtido por 1 pessoa
Quiz dizer doi muito, mas o teclado colou foi.
CurtirCurtido por 1 pessoa