Olá meus queridos!!
Hoje vamos falar da psicologia das cores que é um estudo aprofundado de como o nosso cérebro se identifica com as cores e se transforma com as sensações. Estudos este que vai te ajudar a compreender como as cores podem influenciar nas emoções e nos sentidos de quem as percebem.
A Psicologia da cores é um tipo de linguagem que pode provocar os seus sentimentos como: prazer, bem estar, inquietação ou vitalidade. Geralmente este tipo de linguagem se baseia em suas experiências pessoais. Aquela que estão lá na nossa infância e também, se baseia em símbolos psicológicos. Símbolos estes que a ciência sempre quis desvendar. Este estudo é feito em conjunto com a Teoria das cores.
As cores podem te influenciar na hora das compras por exemplo. Cada cor provoca uma sensação deferente da outra nas pessoas, isso é fundamental para podermos utilizá-las. Existem algumas características importantes que devemos saber para a utilização das cores como: dimensão, peso, Iluminação, temperatura, além de simbolismo, emoção e recordação.
O mundo das cores nos remete a alegria. As cores têm muito a ver com as nossa preferências, nossas experiências, educação e até nossas diferenças culturais. Existem vários estudos que explicam como nós reagimos diante de determinadas cores ou quais são as mais apreciadas. Ela é vista como uma pseudociência por algumas pessoas.

- Azul – esta é uma cor produtiva e não invasiva. Por este motivo é muito usada nas empresas. Também é a cor da segurança e da confiança,da harmonia, da fidelidade, da simpatia, além de ajudar a reduzir o apetite. Ela ainda está ligada a espiritualidade e a fantasia – como uma curiosidade: existem 111 tons de azul.
- Vermelho – esta cor é uma das mais utilizadas pelo marketing por se destacar das outras cores. Ela é usada para atrair a atenção e também tem poder de convencimento. É capaz de aumentar o ritmo cardíaco e a criar uma necessidade de urgência, perigo ou imediatismo, ainda ajuda a estimular o apetite e as compras. Esta é a cor do amor e também do ódio, dos reis, da alegria, do perigo, do sangue e da vida. Sedutora e dinâmica, é capaz de despertar o nosso lado mais agressivo.
- Amarelo – esta é a cor que representa o otimismo e a juventude. Ela nos traz clareza e é usada para chamar atenção na vitrines porém, não pode abusar dela porque é uma cor que cansa rapidamente a vista. Existem estudos que mostram que o amarelo ajuda a provocar choro em bebês, mas também, os especialista dizem ser o amarelo uma cor contraditória por representar o bem e o mal, o otimismo e o ciúme, a compreensão e a traição. Ele ajuda a iluminar e a estimular a criatividade. Na China, o amarelo representa as instituições imperiais.
- Verde – é a cor do crescimento, da renovação e do renascimento, também está associada à saúde, à natureza, ao frescor e à paz. Ajuda a resolver problemas, além de trazer liberdade e cura. Também representa o dinheiro, a economia e a burguesia (verde opaco), ainda ajuda a estimular o humor e representa o amor incipiente (que está no princípio). É uma cor relaxante e ajuda muito que está em depressão.
- Preto – esta cor está associada a elegância e a sofisticação, ao secreto, ao mistério e ao poder. Ela nos leva a forte emoções. É uma cor autoritária. Também simboliza o fim de algo, a morte, a perda. Na física esta é a cor que tem a capacidade a absorver 100% de luz incidente portanto, ela não reflete qualquer espectro. Antigamente o preto era associado ao perigo ou a maldade.
- Branco – esta cor simboliza a inocência e a pureza, representa o início, o começar de novo. Ela nos traz amplitude e honestidade para o ambiente, uma sensação de paz, cura e tranquilidade. Também está associada à perfeição. Para fins de curiosidade: a gola branca simboliza status.
- Violeta – é muito usada em produtos de beleza e antienvelhecimento como apelo de marketing. Ela representa a criatividade, a imaginação e a sabedoria. É uma cor que nos traz calma e está associada ao feminino, à magia e à espiritualidade. Porém, esta é uma cor que não é recomendada para pintar salas, quartos ou lojas só com ela. E ainda simboliza o poder e o ambíguo.
- Laranja – esta cor está associada ao entusiasmo em fazer compras (por isso ser uma das cores preferidas na publicidade), também reflete a emoção e a cordialidade. É uma cor que também está associada à agressividade (o laranja intenso), por isso é recomendado utilizar um tom mais suave de laranja que seja confortável e amigável. É uma cor que está associada ao budismo e a transformações. Além de promover emoções positivas.
- Rosa – é uma cor que representa o charme e a cortesia. Também está associada ao mundo infantil e ao romantismo no marketing. Ela ainda significa a ternura, o infantil, o pequeno. Além de ser o tom da ternura erótica.
Ainda faltam outras cores como marrom, ouro, prata ou cinza. Estas cores citadas acima são as que causam mais impacto na nossa vida, no mundo das artes e do neuromarketing que as usam com frequência.
As cores podem nos remeter muitas coisas, mas pode acontecer de alguns de vocês não se identificarem com as descrições acima sobre a psicologia das cores. Para se identificar vai depender muito das suas experiências de vida que tenha.
Um beijo no coração de vocês!!
Eu acho muito legal essa matéria.🤣
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada. Que bom que tenha gostado. Beijo
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito interessante seu post. Sou estudante de psicologia e gostei do seu texto. Parabéns.
Abraço.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada Alan. Fico feliz que tenha gostado. Um Abraço
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito bacana o texto das cores.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada. Fico feliz que tenha gostado. Bj
CurtirCurtir
Realmente as cores podem nos influenciar. Por curiosidade, esses dias pesquisei sobre cromoterapia que tmb tem total relação com teu post.Um abraço.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Verdade as cores podem nos influenciar muito. A cromoterapia tem tua ver mesmo. Fico feliz que tenha gostado. Beijo
CurtirCurtido por 1 pessoa