Ipê: a árvore símbolo do Brasil

yellow-flower-1045935_1280.jpg

Olá meus queridos!!

Eu estava viajando e cheguei ontem à noite e no escuro não dá para reparar nada no nosso quintal não é mesmo? E hoje pela manhã quando eu abro a janela do meu quarto, me deparo com um lindo pé de Ipê Amarelo que fica no quintal vizinho mas na divisa com a minha casa e daí resolvi escrever sobre esta que é considerada a árvore símbolo do Brasil.

O ipê é uma árvore do gênero Handroanthus e pode atingir até 30 metros de altura e 60 centímetros de diâmetro. Sua floração amarela começa no mês de agosto. Aqui em Brasília pode se ver várias árvores de ipê em várias cores e ela nunca florescem juntas. A cidade fica linda apesar da seca desta época do ano.

ipe-2580477_1280.jpg

Sua frutificação vai de setembro a fevereiro (depende muito da região) e sua reprodução começa em três anos. Além de ipê-amarelo, ele também é conhecido aqui no Brasil como: aipê, ipê-do-cerrado, ipê-pardo, ipê-da-serra, entre outros. Seu nome científico é Handroanthus albus.

Além do ipê amarelo, ainda existem o rosa, o roxo, o branco. O ipê é uma árvore que encanta a todos que a vê, não tem como não se apaixonar por ela. Suas cores vibrantes, sua imponência diante da natureza e pode ser encontrada em todo o território nacional.   Além do Brasil, também pode ser encontrada em parte da Argentina e do Paraguai.Foi no ano de 1961 que o Presidente Jânio Quadros declarou o Ipê-amarelo como a flor símbolo nacional. Seu nome deriva do tupi e significa “árvore cascuda”. Apesar de ser uma árvore que pode ser encontrada em todo o Brasil, ela pode mudar de nome dependendo da região que estiver.

tree-2206346_1280.jpg

No norte, leste e nordeste é conhecida como pau d’arco herança dos índios onde a árvore era utilizada para fazer arco e flecha; no Pantanal, se chama peúva que vem do tupi: árvore casca e nas regiões de Minas Gerai e Goiás é conhecida como ipeúna. Existem dez espécies diferentes de ipê e cada uma dela possui uma cor diferente.

O ipê é encontrada principalmente em florestas tropicais mas também, pode ser encontrado no Cerrado e na Caatinga. O mais comum deles, são os ipês amarelos. O roxo pode ser encontrado principalmente nas regiões centro-oeste, sudeste e sul; já o branco, é mais encontrado nos estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Todas elas são da família das Bignoniáceas e a maioria mede entre 7 a 15 metros de altura.

tree-1247687_1280.jpg

 

Seu desabrochar acontece geralmente durante o inverno e o princípio da primavera. Enquanto mais frio e seco, mais intensa será a sua floração. O ipê é da espécie caducifólia, um tipo de planta que precisa do processo de evaporação das folhas para não perder água. Esta árvore atrai muitos animais e insetos polinizadores como os beija-flores e as borboletas.

A árvore do ipê é um espetáculo à parte que pode ser encontrada até nas grandes cidades. Se tiver alguma perto da sua casa desfrute de sua beleza.

Um beijo

Publicado por Angelica Lavorato

Me chamo Angélica. Nasci na cidade de Astolfo Dutra - MG e moro atualmente em Juiz de Fora - MG. Sou Historiadora por formação e ainda Psicanalista e Terapeuta Holística por profissão e vocação. Amo o que faço. A Psicanálise foi onde eu me encontrei.

6 comentários em “Ipê: a árvore símbolo do Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: