
Nosso corpo é muito vulnerável tanto a parte física, quanto a mental ou emocional. Uma não está separada da outra e isso mexe muito com o nosso corpo e as nossas emoções e vice e versa. O que afeta um sempre vai afetar o outro porque o nosso corpo é um sistema único segundo os especialistas.
Quando sentimos dor é porque há alguma coisa de errado, de que alguma coisa não vai bem com o nosso corpo. Seria mais ou menos como o painel de carro que nos mostra de tem alguma coisa acontecendo nos mostrando o problema a tempo de corrigirmos. Assim também é o nosso corpo ele nos dá vários sinais quando existe um problema com ele.
As doenças podem ter diversas origens como as causadas por vírus, por bactérias ou pela poluição por exemplo. Mas para saber a gravidade só procurando um médico. Processos com estresse em que os músculos ficam tensos, as dores são inevitáveis. A tensão aumenta o cortisol no sangue e isso faz com que se altera o ritmo cardíaco e ainda altera nosso organismo de forma geral.
Geralmente as pessoas com alguma alteração emocional e com depressão tendem a manter a postura errada o que faz com que dê dores musculares. Este tipo de dor é diferente de um trauma físico pois ela está relacionada a alterações hormonais e a erro postural. Ele também envolve as células do sistema imune, o que leva a vasodilatação (vascular), aumento do permeabilidade vascular (leva a edema), aumento da pressão do tecido (o qual leva a dores).
Estas dores se manifestam na região cervical, torácica e lombar (estas três as mais afetadas). Isso se dá, devido à coluna que é a responsável pela sustentação do corpo o que faz com que tudo se sobrecarregue sobre as costas. Outro músculo que também é afetado é o psoas (liga a coluna às pernas) que é chamado de “músculo da alma” pela medicina oriental.
- Dores de cabeça – no caso de preocupação);
- Dor no pescoço ou na nuca – em casos de conflitos com a razão e os sentimentos;
- Dor nos ombros, na lombar, nas mãos – em casos de medo, insegurança, timidez, etc;
- Dor nas articulações – em casos de medo e tristeza, rigidez de pensamentos, inflexibilidade, entre outros;
- Dor muscular – em casos medo, raiva, conflitos existenciais, entre outros;
- Dor de estômago – nos casos de mágoa, raiva, nervoso, etc; entre outras dores.
As formas de tratamentos são as terapias, fisioterapia, tratamento com médicos, entre outros procedimentos. São várias as abordagens terapêuticas e médicas para estes casos. No tratamento médico pode ser usado analgésicos, anti-inflamatórios, antidepressivos, anticonvulsivantes ou opióides – vai depender do tipo de dor. As atividades físicas podem ajudar muito no tratamento e na recuperação, mas é importante que seja supervisionada por um profissional da área.
Podem ser feitos ainda tratamentos com acupuntura, fisioterapia, massagem. Tudo que vai fazer você relaxar para ajudar a aliviar as dores. A terapia entra para ajudar conter as emoções, a adaptar e aceitar (ou reverter) os quadros de medo, de insegurança ou seja, todos os seus conflitos internos.
Então, não deixe de procurar ajuda. Hoje em dia o SUS já está aceitando o que chamamos de Terapia Alternativa ou Terapia Holística. Esta por sua vez vem dando resultados magníficos com suas técnicas. A Psicanálise em conjunto com a Terapia Holística vem dando grandes resultados em vários tipos de problemas causados pela mente.
Sentir dor é muito ruim em qualquer situação, então não deixe de procurar ajuda.
Um beijo no coração de vocês!!
Estou precisando de massagens como essas. Amei teu post. 😉
CurtirCurtido por 1 pessoa
Massagem é sempre bom de receber ainda mais quando estamos muito tensas. Fico feliz que tenha gostado. Beijo
CurtirCurtido por 1 pessoa
Nossa, muito bom! Agora eu entendo porque sempre ficamos muito tensas com o estresse.
CurtirCurtido por 1 pessoa
O nosso emocional mexe muito com a gente. Fico muito feliz que tenha gostado. Beijo
CurtirCurtir
Nossa, muito bom! Agora eu entendo porque ficamos tão tensas com o estresse.
CurtirCurtido por 1 pessoa