Esgotamento Mental

boy-828850_1280.jpg

Olá meus queridos!!

Hoje vamos falar de um problema que está acometendo muitas pessoas que é o esgotamento mental, também chamado de Síndrome de Burnout ou ainda a síndrome do esgotamento profissional. Ele é decorrente de ambientes de trabalho onde não há harmonia entre as pessoas, os chefes não são coerentes com a sua posição e você acaba não se percebendo com um profissional competente e realizado. Isso tudo pode levar o indivíduo à esta situação de esgotamento mental.

O estresse pode acarretar um desgaste físico, emocional e psicológico. O ambiente de trabalho também ajuda muito para este quadro. Principalmente se sua profissão exigir um maior relacionamento com pessoas, como é o caso de pessoas que lida diretamente com o atendimento ao público e é muito cobrado por seu patrão.

winks-2383407_1280.jpg

As profissões que estão mais propícias a sofrerem esgotamento mental são: professores – principalmente os que trabalham em escolas públicas, policiais, médicos, enfermeiros, etc. A cobrança em cima destes profissionais é muito grande e às vezes as condições de trabalho não é a mais adequada.

O esgotamento mental pode ser confundida com a depressão, apresentando sintomas bem parecidos como: pensamentos negativos, falta de ânimo, para de fazer atividades que antes lhe dava prazer, alteração de humor. A pessoas se sentem péssimas, seu comportamento passa a ser agressivo, tem dificuldade de se fixar em uma leitura – por exemplo, etc.is do que o normal, má digestão, dores pelo corpo, insônia ou acordar muito no meio da noite, etc.

musician-1050210_1280.jpg

Isso tudo pode levar a alguns prejuízos para que sofre com este problema que são: faltas constantes ao trabalho, licença médica por depressão, depreciação nem seus relacionamentos sejam eles familiar ou pessoal.

Existe tratamento para este problema através da psicanálise. A terapia é necessária para que a pessoa doente desenvolva um mecanismo de auto defesa diante das situações que causam o esgotamento mental. Existem vários tipos de tratamentos nesta área capaz de te ajudar.

boy-1666611_1280.jpg

 

Hoje em dia as pessoas estão perdendo a vergonha e estão falando mais que estão estressados, o que é um bom sinal porque com isso elas estão procurando por ajuda muito mais cedo. O que não acontecia antigamente. Era vergonhoso revelar suas fraquezas.

Uma pessoa estressada está esgotada física e emocionalmente e existem vários tipos de estresse como: o profissional, no relacionamento, o pós traumático, o social, entre outros. Temos que estar o tempo todo mostrando que temos competência para fazer as coisas e isso também acaba provocando o estresse.

O resultado do cansaço mental se não tratado pode ser devastador. Então, ao menor sintomas, procure logo um especialista para se tratar.

Um beijo no coração de vocês!!

 

 

 

Publicado por Angelica Lavorato

Me chamo Angélica. Nasci na cidade de Astolfo Dutra - MG e moro atualmente em Juiz de Fora - MG. Sou Historiadora por formação e ainda Psicanalista e Terapeuta Holística por profissão e vocação. Amo o que faço. A Psicanálise foi onde eu me encontrei.

5 comentários em “Esgotamento Mental

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: