O maracujá conhecido para ajudar a acalmar, relaxar é um fruto do gênero Passiflora muito comum nas zonas tropicais e subtropicais da América. O brasil o maior produtor e consumidor mundial de maracujá.
É uma fruta muito nutritiva e possui alta variedade de cores, sendo as mais comuns o roxo e o amarelo. Sua elevada quantidade de nutrientes faz com que ele seja muito bom para a nossa saúde. Também tem muita fibra que ajuda na digestão e protege de algumas doenças.
Muito usado para fazer bolos, musses, sorvetes, sucos e chá, mas o suco ainda é o modo mais consumido. Também é conhecido como a fruta da tranquilidade. Ele possui muitos benefícios e ajudam no tratamento de várias doenças como:
- ansiedade;
- depressão;
- hiperatividade;
- insônia;
- ansiedade;
- agitação;
- pressão alta, entre outras.
Para auxiliar no tratamento destas doenças são usados remédios caseiros, chás ou tinturas e são usadas tanto as folhas, as flores ou o fruto. O maracujá também é usado para ajudar a emagrecer – por ter propriedade diurética – e no combate ao envelhecimento – por conter antioxidantes como as vitaminas A e C.
É uma planta trepadeira também conhecida popularmente como a flor da paixão. Tem este nome por causa da semelhança com as cinco chagas de Jesus Cristo.
O maracujá possui ação calmante, analgésica, sedativa e refrescante que ajuda a baixar a pressão sanguínea, relaxa os vasos sanguíneos diminui espasmos, etc. Ele pode ser usado de várias formas como chá ou infusão é recomendado usar as folhas ( secas ou frescas). Também existem os extratos e as cápsulas de maracujá. E com o fruto dá para se fazer muitas gostosuras.
O chá do maracujá além de tratar insônia, também ajuda nas dores menstruais, dores de cabeça causada por tensões musculares. Para aliviar as dores, é recomendado tomar três vezes ao dia e na falta de sono um vez por dia – de preferência à noite. As folhas secas, o extrato, a tintura e as cápsulas podem ser compradas em lojas de produtos naturais, em farmácia de manipulação e em mercados.
Se o maracujá for consumido em excesso, pode dar sonolência. Pessoas com pressão baixa, deve evitar o consumo de maracujá.
Apesar de existir estudos que comprovem os benefícios do maracujá, é sempre bom procurar um médico especialista no caso de algum sintoma.
Um beijo no coração de vocês!!