Alguém já ouviu falar na palavra HYGGE (pronuncia-se “huga”)? Esta é uma palavra dinamarquesa que não existe tradução. É um conceito que torna os lares mais quentes e as pessoas mais felizes. Seria assentar em frente a uma lareira em um anoite fria, por exemplo. Resumindo, é tudo que te faz bem.
O Hygge às vezes pode ser entendido como aconchego, mas é muito mais que isso. É um estilo de vida que faz com que a Dinamarca seja um dos países mais feliz do mundo. São pequenas coisas que torna nosso dia a dia mais gostoso e aconchegante e com isso mais feliz.
São coisas que dão para fazer tanto no verão quanto no inverno. Apesar de encontrarmos mais exemplos de coisas para fazer durante o inverno. É que o inverno dinamarquês se baseia em quatro horas apenas de sol e uma média de 0°C e as pessoas ficam mais em casa.
Ele pode ser em família, amigos ou mesmo sozinho. Ás vezes é um jantar a luz de velas ou ler um livro com uma xícara de chá ao lado. A ideia é proporcionar o relaxamento. Deixando as preocupações de lado.
Além da Dinamarca, outros países também estão adotando a prática do hygge. Bares, cafés e restaurantes estão adotando esta temática escandinava de bem estar. São espaços íntimos onde a decoração precisa ter uniformidade e a alimentação deva ser reconfortante. Mesmo não sabendo o que significa, os clientes destes lugares vão entender do que se trata esta temática.
Nos EUA existe uma empresa têxtil que fabrica papel de parede onde o conceito dinamarquês é canalizado por meio de desenhos. No resto do mundo, gradualmente está se desenvolvido este conceito Hygge que os dinamarqueses já conhecem há anos. Por ser um conceito de aconchego e felicidade, faz muito bem para alma.
Este conceito ajuda as pessoas a serem mais generosas consigo mesma e com os outros. Na Dinamarca o Hygge é praticado por toda a população daquele país. Ao mesmo tempo que seu conceito pareça ser tão simples, é bem abstrato e não tem uma descrição concreta.
O que se sabe é esta expressão surgiu de uma palavra norueguesa que quer dizer bem estar. Surgida pela primeira vez na Dinamarca no século XIX e desde então, começou a ser usada para dar uma ideia da cultura daquele país.
A prática muito o minimalismo pelos dinamarqueses, também está incluído neste conceito de bem estar. Para eles tudo tem que ser aproveitado. Isso acaba se tornando um ambiente pequeno mais aconchegante e bom de ser morar.
Como se pode perceber esta é uma palavra que não tem um significado específico, mas a mensagem que ela nos passa é só de coisas boas e prazerosas. Vamos praticar mais esta sensação de bem estar e ser mais feliz.
Um beijo no coração de vocês!!