O mês de junho chegou e com ele vem as tradicionais Festas Juninas. Esta é uma festa típica brasileira e que é festejada se não em todos, em quase todos os estados. É uma das festas mais populares, só perdendo para o Carnaval.
Mesmo sendo uma festa popular, ela sofre grande influência do catolicismo e há uma forte associação com santos como: Santo Antônio, São João e São Pedro. Estes santos são os “verdadeiros donos da festa”.
A festa junina foi trazida para o Brasil pelos portugueses na época da colonização. É uma festa de origem francesa e que os brasileiros foram deixando com a sua cara. E hoje em dia tem a proporção que tomou.
É uma festa composta de danças, músicas e comidas típicas, fogueira, bandeirinhas e balões, o que a torna alegre e colorida. As cores vibrantes é outra característica da Festa Junina, não só na decoração, mas também nas roupas.
Existem ainda algumas brincadeiras que são: a subida no pau-de-sebo para pegar uma nota de dinheiro que fica lá no topo, o correio elegante onde o rapaz deixa um recado para a sua amada ou paquerinha, o casamento caipira ou do jeca, entre outras.
Comida e Bebida Típica:
Barraquinhas com comidas típicas são muito comum de encontrar e os produtos utilizados para preparar as guloseimas são praticamente os mesmos. Podemos comer milho cozido, pipoca, canjica doce, pamonha, bolos, etc.
Tem ainda outras gostosuras, com nomes bem peculiares como: maçã do amor, pé-de-moleque, mané pelado (bolo de mandioca), cachorro quente e outros. Além das comidas também tem as bebidas típicas nesta época do ano. Podemos consumir o tradicional quentão e o chocolate quente ou choconhaque.
Decoração:
Na decoração são usadas muitas cores para confecção de bandeirinhas e dos balões. Ainda tem as fogueiras e os fogos de artifícios para alegrar o ambiente que já é contagiante. Estandartes com fotos de santos também são muito comuns.
O charme desta festa é a decoração. Alegre e contagiante, ela faz muito sucesso em todos os lugares. Com cores chamativas fazem nossos olhinhos brilharem.
Dança:
Tradição nas festas juninas, a quadrilha é um dança de origem francesa e dançada em pares onde são feitas várias coreografias e evoluções pelos dançarinos. O arrasta pé é bem animado.
As roupas usadas nas danças são bem características. As mulheres vão sempre com vestidos bem rodados e coloridos, já os homens fazem remendos na calça, usam chapéu de palha e camisa xadrez.
Em vários estados brasileiro existem campeonatos de quadrilha, onde a ganhadora ganha um troféu como prêmio por sua participação, além de uma quantia em dinheiro. É uma verdadeira disputa e eles levam muito a sério esta competição.
O Nordeste é o maior reduto desta manifestação popular. Eles fazem grandes festas sendo as mais famosas as de Campina Grande – PB e Caruaru – PE. Quem visita a região neste mês de junho pode comprovar seus enfeites não passam despercebidos.
Muitas histórias e superstições existem em cima da festa e de seus símbolos. Muitas pessoas fazem simpatias para quase tudo nesta época.
Mas o importante mesmo é se divertir. Procure uma festa junina mais próxima de sua casa e não perca tempo.
Um beijo no coração de vocês!
Aqui não tem muita tradição de grandes festas juninas não… tem nas escolas, mas não tem festas públicas. Mas eu adoro as comidinhas dessa época!! hummmm
Beijo
CurtirCurtido por 1 pessoa
Aqui em Brasília tem festa junina pra todo lado. Grande ou pequena. Eu adoro. Beijo
CurtirCurtir
É a festa que eu mais gosto! As brincadeiras, as comidas, a quadrilha, tudo! beijins
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eu também adoro festa junina. Beijos
CurtirCurtido por 1 pessoa