Que a natureza é a nossa maior aliada todos nós sabemos. Ela nos trás vários benefícios tanto para nossa saúde, quanto para o nosso bem estar. Estar em contato com o meio ambiente é fundamental para a melhora de muitas doenças, pois ajuda a reforçar o nosso sistema imunológico. Este contato faz com que a gente viva bem e melhor.
Relatos indicam que as pessoas se sentem mais vivas em lugares onde a natureza ainda sobrevive. Além dos efeitos energizantes que ela nos proporciona, ainda vai nos trazer maior vitalidade. Os passeios ao ar livre nos dão uma sensação de liberdade e prazer.
Estudos mostram que ela é o combustível da alma. Quando nos sentimos esgotados físicos e mentalmente corremos para um local aonde vamos nos acalmar. Geralmente algum lugar com cachoeira, vegetação em abundância, ou sítio ou fazenda, um ambiente que vai nos trazer tranquilidade. A vida agitada da cidade grande nos faz querer ter paz de espírito.
A melhor forma de nos energizamos é estar com a natureza. E a energia vital é um dos caminhos que vai nos ajudar a melhorar a nossa saúde. Quanto mais tempo passarmos em ambientes mais naturais, mais o nosso corpo agradece.
A Psicologia Experimental descobriu que esta ligação entre nós e o meio natural, além de aumentar a nossa energia nos dá sensação de bem estar. Pesquisas apontam que as pessoas quando estão ao ar livre aumentam o sentimento de felicidade e sua autoestima melhora muito. Este contato também nos ajuda a relaxar mais, a nos acalmar e conhecer outras pessoas, observar o que está à sua volta – o que a correria do nosso dia a dia nos permite.
Ás vezes se isolar de tudo e de todos, nem que seja por meia hora, é muito importante pra gente, para a nossa cabeça. A natureza nos acalanta, com o canto dos pássaros, com o barulho das águas – rios, cachoeiras, mar -, com o vento que bate em seu rosto, com o ar puro que ela nos proporciona, etc. Ela ajuda ainda a aliviar as tensões do mundo em que vivemos.
Nosso corpo sempre pede pra gente parar um pouco e nada melhor que sair do seu ambiente e ir para o campo ou uma praia. Voltamos de lá mais vivos, mais alegres, mais relaxados. É nestes lugares que nos desestressamos um pouco.
O mato, assim como o mar, tem um aroma típico que diminui o estresse, baixa a pressão arterial, etc. A aromaterapia da floresta ajuda como um tratamento alternativo. Mesmo só olhando uma fotografia já nos sentimos bem, imagina em contato direto com a aquela imagem.
Quando eu estava na faculdade, eu tive um professor que manda a gente abraçar uma árvore e eu achava aquilo tão bobo e hoje vejo que esta prática é uma verdadeira terapia em relação da troca de energia. Outro dia andando na rua eu vi uma pessoa fazendo isso e a felicidade dela era contagiante.
A natureza faz um verdadeiro “milagre” em nossa vida. Vamos começar a ficar mais em contato com ela.
Um beijo no coração de vocês!!
Verdade, aqui na minha cidade tem bastante natureza até, comparado com cidades grandes… e toda vez que vou para esses lugares num fim de semana fico muito mais leve, e tranquila,amo a natureza ♡ Muito bom seu texto 😘
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada. Fico feliz que tenha gostado. Beijo
CurtirCurtir
Obrigada!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eu que agradeço pelo visita. Beijo
CurtirCurtido por 1 pessoa
Faz tempo que não sinto cheiro de mato. Acho tão bom! 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
É bom mesmo. Aqui em Brasília apesar de ser muito arborizada não tem aquele cheiro de ar puro por causa da poluição dos carros.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Normalmente sentimos esse cheiro próximo da mata ou na mata. As grandes cidades são poluídas….
CurtirCurtido por 1 pessoa
São muito poluídas sim. Na roça próximo de alguma cachoeira também é muito bom para sentirmos este ar puro.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada por compartilhar o meu trabalho.
CurtirCurtir