Paciência: uma virtude que todo ser humano deveria praticar.

pieces-of-the-puzzle-1925422_1280.jpg

Paciência uma virtude que hoje em dia está quase escassa. Todos nós ou a maioria perdemos a paciência com muita facilidade e por qualquer coisa. Já reparou que tudo é motivo para ficar com raiva e descontar em todo mundo, mesmo em quem não tem nada a ver com isso. Seja por causa de alguma coisa no trabalho, no trânsito ou mesmo em casa com os filhos.

Essa é uma qualidade que o ser humano tem e que é baseada no autocontrole emocional. Para isso, devemos suportas diversas situações desagradáveis, incômodos e até injúrias. Mas sem perder a calma. É tolerar os erros alheios, mesmo porque todos nós cometemos erros porém, só vemos vemos os erros que os outros cometem.

patience-games-232294_1280.jpg

Ser tolerante é ter perseverança com tudo aquilo que queremos alcançar – pode demorar, mas conseguimos quando corremos atrás. Ser perseverante é um dom que todos nós deveríamos ter. Porém, somos ansiosos e queremos tudo para ontem.

Saber esperar também é necessário e quando alcançamos aquilo que mais queremos tem um gostinho de vitória especial. Mas ter paciência é fundamental para que tudo dê certo. Tudo tem o seu tempo para acontecer, não precisa se desesperar.

Ter paciência é saber suportar a espera, é saber procurar por alguma coisa. É uma característica do ser humano que é tido como educado e humanizado. Temos que saber agir em certas situações e ocasiões e ser tolerante é primordial.

puzzle-673250_1280.jpg

Não ter pressa para resolver as coisas, ser cuidadoso com o que tudo o que faz, saiba ouvir e falar com os outros. A paciência é isso tudo e um pouquinho mais. Ela é considerada como uma virtude de acordo com os cristãos.

A calma é amiga da paciência e esta nos conduz a benevolência. Ela é o espelho da alma, o reflexo dos sentimentos que nos inspiram, a simpatia que produz amor. Aprendemos desde cedo que a raiva não te leva a lugar nenhum.

O ato de ser paciente está ligado à compreensão. Compreender que nada acontece no momento que desejamos e sim no momento que Deus quiser. Saber esperar e ter paciência é ser recompensado com coisas boas. É entender que devemos sempre ter serenidade para poder resolver qualquer problema, tranquilidade para esperar por aquilo que tanto desejamos – e que às vezes parece que demora uma eternidade.

stones-944149_1280.jpg

Não importa o tempo ou o problema, a paciência tem que vir em primeiro lugar. Independente de qualquer coisa.

Vou terminar com uma frase de Chico Xavier que diz: “Somos livres para decidir sobre os nossos atos, muito embora nos tornemos escravos de suas consequências “.

Um beijo no coração de vocês!!

Publicado por Angelica Lavorato

Me chamo Angélica. Nasci na cidade de Astolfo Dutra - MG e moro atualmente em Juiz de Fora - MG. Sou Historiadora por formação e ainda Psicanalista e Terapeuta Holística por profissão e vocação. Amo o que faço. A Psicanálise foi onde eu me encontrei.

2 comentários em “Paciência: uma virtude que todo ser humano deveria praticar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: