Olá meus queridos!!
O ciúme é um estado emocional que envolve sentimentos, muitas vezes penoso em relação à outra pessoa. Quando este é demais passa a se tornar uma doença. Temos que tomar muito cuidado com as reações das pessoas. Elas podem acabar te prejudicando também.
Quando amamos alguém é até normal sentir ciúmes, mas de uma forma saudável. Nunca devemos achar que somos donos das pessoas e que elas lhe pertencem. O medo de perder o ser amado contribui muito, mas devemos ter em mente que ninguém é de ninguém.
Desde pequenos carregamos este sentimento com a gente – seja em relação aos nossos pais ou irmãos e mesmo entre amigos. O que nos prejudica é o excesso, a cobrança excessiva. Em um relacionamento o sentimento exagerado sempre atrapalha e acaba afastando cada vez mais quem amamos.
O desejo de todos é preservar um relacionamento. Muitas pessoas encaram isso com naturalidade, mas outras consideram isso como um dever e acaba achando que somos propriedades delas. Sem ter noção do mau que está causando, o ciumento doentio considera como uma prova de amor, zelo ou valorização do parceiro.
O ciúme também é visto como insegurança e baixa autoestima. Ele vai depender também muito da nossa personalidade, da situação e das circunstâncias ao qual estamos envolvidos. Ele nos trás muitos pensamentos negativos podendo lhe causar ansiedade, medo, incerteza, desconfiança, raiva, tristeza, etc. São várias as emoções que o ciúme provoca.
Quando o ciúme deixa de ser uma coisa normal e passa a ser doentio, a pessoa não consegue controlar seus sentimentos e expressa este sentimento em um tom abusivo. O ciumento possessivo tem um tom de vítima e acusa o tempo todo. Ele vê o outro como um traidor.
O ciúme patológico também é conhecido como Síndrome de Otelo, em alusão ao personagem de Shakespeare que possuía um ciúme irracional por sua esposa e acaba a matando, por acreditar que esta o estava traindo com seu melhor amigo, mesmo não tendo prova do adultério.
A pessoa doente imagina uma situação e passa acreditar naquilo que sua imaginação diz. Ele não vai atrás para procurar saber a veracidade dos fatos. São situações muitas vezes exageradas e qualquer detalhe corriqueiro, como conversar com o dono da padaria que é um lugar que a gente vai todo dia. Isso se torna um chamariz para discussão e desconfiança. Tudo que você faça se torna um motivo para sentir ciúme.
A grande verdade é que este tipo de comportamento é por causa do desejo de trair que muitas vezes o ciumento tem e não admite e acaba atribuindo este desejo de ser infiel para o seu parceiro ou parceira. Outras vezes a homoafetividade está ligada a este sentimento doentio também – o outro não consegue e não aceita se assumir e acaba colocando a culpa na outra pessoa. São muitos os motivos para que este tipo de comportamento apareça.
Não é nada fácil lidar com esta situação, mas se você sofre com este tipo de ciúme procure um especialista para se curar ou se alguém tem um ciumento possessivo dentro de casa e este não aceita ajuda, procure alguém que possa te ajudar o quanto antes.
Um beijo no coração de vocês!!
Sem dúvida. E é a causa de muitos divórcios e relacionamentos destruídos.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada pela visita. Um abraço
CurtirCurtido por 1 pessoa
Gostaria de reblogar seu post, mas vi que você não habilitou essa função.
CurtirCurtido por 1 pessoa
OI Janilson, tudo bem? Fui verificar a sua solicitação e o botão compartilhar está funcionando perfeitamente.
CurtirCurtir