Olá meus queridos!!
Esta semana foi lançada uma campanha/protesto sobre assedio sexual que alcançou todas as redes sociais. Nela aparecia a seguinte frase: “Mexeu com uma mexeu com todas”. Isso tem que acabar.
Este tipo de assédio já acontece a muitos anos e a cada dia isso vem crescendo muito. Este tipo de conduta geralmente acontece no ambiente de trabalho. Mas o que vem a ser assédio sexual?
É uma coerção (constrangimento) sofrido principalmente por mulheres, não aceitáveis e que é praticada por pessoas com hierarquias mais altas. Ele se caracteriza por alguma ameaça, ofensa, hostilidade em que são oferecidos favores sexuais em troca do seu emprego. Também é visto como uma violência contra a mulher ou o homem.
O assedio geralmente é cometido por homens machistas que ainda acham que mulher é um mero brinquedo em suas mãos. Mas isso também costuma acontecer por parte das mulher – elas assediarem. Um assediador a meu ver é uma pessoa doente e precisa de tratamento.
Uma pessoa assediada costuma precisar muito de ajuda psicológica. A pressão e o trauma é tão grande por parte de seu assediador que o assediado acaba buscando ajuda médica.
No campo jurídico brasileiro, segundo a Lei 10224, de 15 de maio de 2001 Assédio Sexual é: “Constranger alguém com intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente de sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função.”
Assim como o assédio moral, o assédio sexual também mexe muito com o emocional de quem está sendo assediado. A pessoa é muito constrangida e costuma ser na frente de várias pessoas, o que ajuda a detonar auto estima da pessoa.
Às vezes é um olhar, passa para elogios, piadinhas, mãos na cintura, coisas que constrange mesmo. Caso isto esteja acontecendo com você, fale com seu chefe superior ao do seu assediador, se ele for o seu assediador procure alguém que possa te ajudar. Vá ao RH, fale com todo mundo.
Assédio oprime e incomoda, além de trazer vários transtornos psicológicos Precisamos dá um basta nisto. Chega!
Um beijo no coração de vocês!!
Já passei por isso, é muito incomodo!
Agradeço o post ! 😉
CurtirCurtido por 2 pessoas
Oi querida. Eu já passei por assédio moral que também é outro incômodo. Bjs
CurtirCurtido por 2 pessoas
ARRASOOOU no post. Infelizmente o machismo é presente dms na sociedade e nós somos as vítimas dele…assédio é terrivel e nos marca pra sempre. Obrigada por dividir com mais mulheres sobre a realidade
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada Liz. Fico feliz que tenha gostado. Bjs
CurtirCurtir
Isso é extremamente ruim… já passei muito por isso e até já tive que negar emprego porque quem estava me contratando deu em cima de mim e comecou a falar coisas muito inadequadas.
Nos sentimos presas, oprimidas e nao agimos muitas vezes conforme queremos e sim conforme as consequencias que isso pode ter. Isso tem que acabar!
Mexeu com uma, mexeu com todas. E eu vou defender qualquer mulher que passar por isso, porque sei que é o certo.
Amei teu post! ficou muito, muito bom mesmo.
Bjss
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eu já sofri assédio moral e sei bem que não é nada bom. O meu sonho é montar uma ONG para proteger quem sofre de abusos. Fico feliz que tenha gostado do meu testo. Obrigada. Bj
CurtirCurtido por 1 pessoa
É um sonho muito lindo! Eu certamente iria querer fazer parte.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Seria muito bem vinda.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Isso é bem complicado e infelizmente hoje em dia é uma coisa tão normal..
preocupante
CurtirCurtido por 1 pessoa
Realmente é complicado e preocupante. Bj
CurtirCurtir