Assédio sexual: uma prática abusiva feita por homens machistas!

 

woman-1006100_1280.jpg

Olá meus queridos!!

Esta semana foi lançada uma campanha/protesto sobre assedio sexual que alcançou todas as redes sociais. Nela aparecia a seguinte frase: “Mexeu com uma mexeu com todas”. Isso tem que acabar.

Este tipo de assédio já acontece a muitos anos e a cada dia isso vem crescendo muito. Este tipo de conduta geralmente acontece no ambiente de trabalho. Mas o que vem a ser assédio sexual?

É uma coerção (constrangimento) sofrido principalmente por mulheres, não aceitáveis e que é praticada por pessoas com hierarquias mais altas. Ele se caracteriza por alguma ameaça, ofensa, hostilidade em que são oferecidos favores sexuais em troca do seu emprego. Também é visto como uma violência contra a mulher ou o homem.

O assedio geralmente é cometido por homens machistas que ainda acham que mulher é um mero brinquedo em suas mãos. Mas isso também costuma acontecer por parte das mulher – elas assediarem. Um assediador a meu ver é uma pessoa doente e precisa de tratamento.

bullying-679274_1280.jpg

Uma pessoa assediada costuma precisar muito de ajuda psicológica. A pressão e o trauma é tão grande por parte de seu assediador que o assediado acaba buscando ajuda médica.

No campo jurídico brasileiro, segundo a Lei 10224, de 15 de maio de 2001 Assédio Sexual é: “Constranger alguém com intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente de sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função.

Assim como o assédio moral, o assédio sexual também mexe muito com o emocional de quem está sendo assediado. A pessoa é muito constrangida e costuma ser na frente de várias pessoas, o que ajuda a detonar auto estima da pessoa.

stop-634941_1280.jpg

Às vezes é um olhar, passa para elogios, piadinhas, mãos na cintura, coisas que constrange mesmo. Caso isto esteja acontecendo com você, fale com seu chefe superior ao do seu assediador, se ele for o seu assediador procure alguém que possa te ajudar. Vá ao RH, fale com todo mundo.

Assédio oprime e incomoda, além de trazer vários transtornos psicológicos Precisamos dá um basta nisto. Chega!

Um beijo no coração de vocês!!

 

Publicado por Angelica Lavorato

Me chamo Angélica. Nasci na cidade de Astolfo Dutra - MG e moro atualmente em Juiz de Fora - MG. Sou Historiadora por formação e ainda Psicanalista e Terapeuta Holística por profissão e vocação. Amo o que faço. A Psicanálise foi onde eu me encontrei.

10 comentários em “Assédio sexual: uma prática abusiva feita por homens machistas!

  1. Isso é extremamente ruim… já passei muito por isso e até já tive que negar emprego porque quem estava me contratando deu em cima de mim e comecou a falar coisas muito inadequadas.
    Nos sentimos presas, oprimidas e nao agimos muitas vezes conforme queremos e sim conforme as consequencias que isso pode ter. Isso tem que acabar!
    Mexeu com uma, mexeu com todas. E eu vou defender qualquer mulher que passar por isso, porque sei que é o certo.

    Amei teu post! ficou muito, muito bom mesmo.
    Bjss

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: